Everton Jobim é bacharel em sociologia e politica, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1992. Departamento de Sociologia, Politica e Antropologia.

Mestre em Antropologia Social,1996, formado pelo Museu Nacional, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRJ.

Mestre em Ciência Política, IUPERJ, 2006.

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Teses: 

As Primeiras influências de Nietzsche sobre o pensamento social brasileiro. 1992.
Banca : Luiz Garcia, Walter Sinder, Ricardo Maximo Gomes Ferraz, orientador.

Antropologia estrutural e a relação entre permanência e mudança. 1996.
Banca : Otavio G. Alves Velho, Giralda Seyferth, Marcio Goldman, orientador.

Neoliberalismo e social liberalismo, o debate sobre os fundamentos do pensamento liberal através da filosofia política de José Guilherme Merquior. 2006.
Banca : Cesar Filho, N. Cortes e M. G. Jasmin orientador.

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Moral muito além das classes sociais


O pensamento de Esquerda, ou um certo pensamento de esquerda, uma espécie de vulgata marxista, erra quando diz que nossa moral é burguesa, ela não é burguesa no sentido de uma sujeição à visão de mundo e princípios da ordem burguesa, originou se na ordem burguesa sim, contem elementos dessa organização social, mas possui uma vocação universal, nossa ética é uma Ética racional, iluminista, estruturada na Razão Prática nos termos de Kant e que tem um fundamentação também na tradição Judaico cristã, na antiguidade clássica, Platão, Aristóteles, na escolástica Aquino, S Agostinho,  sociedade liberal democrática e pluralista de matriz cristã, aberta ao outro.
A moral não pode portanto ser reduzida sociologicamente a um jogo simplificado
de interesses de classes sociais.

Nos termos de Kant, a conduta ética é aquela orientada pela máxima moral kantiana, o imperativo categórico, livremente adotado pelo sujeito racional, em outros termos, age de tal modo que a máxima que norteia sua ação seja um principio de legislação universal e age de tal modo que sua ação tome o próximo como um fim em si mesmo e não um meio ou instrumento para outros fins ou objetivos. Direitos e deveres compatíveis entre todos e o homem como um fim em si e não um instrumento ou meio.

A ação meramente legal é aquela que se realiza prelo temor da sanção prevista em lei 
sem maiores considerações de natureza ética

E existe a conduta que atua na convergência da lei e da ética, legal e ética ao mesmo tempo, na lei elaborada pelo cidadão que será governado por ela. Autonomia do cidadão no Estado Democrático de Direito.

Nobre e livre interação de indivíduos que se realiza na esfera publica.

Para Kelsen, Habermas e Bobbio a ordem liberal democrática não é uma mera fachada de legitimidade da burguesia, não é uma espécie de dádiva engodo, tem efetivo poder de transformação real ou estrutural da sociedade.

Uma sociedade regida pelos princípios do Estado de Direito Democrático é necessariamente plural, os indivíduos são livres para estabelecer suas hierarquias axiológicas, seus projetos de vida.  Organizar suas vidas conforme seus valores. Vigora portanto um politeísmo axiológico nos balizamentos do que é permitido pela referida comunidade jurídico política. Rawls chama de consenso razoável sobreposto. Existe o compromisso formal, legal de respeito a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma ética comum, base legal das modernas constituições, e ao mesmo tempo a coexistência de hierarquias valorais distintas. Um relativismo mais limitado do que o relativismo antropológico. Maioria e minoria coexistem, a maioria não pode tudo, há limites legais para o que a maioria pode fazer. 

Sem divergência de opinião não há democracia mas essa diferença não pode ser tão radical que rompa o pacto  definido juridicamente. O relativismo e a Etica Universal possuem uma tensão necessária. Há elementos das culturas que colidem com esse ideário comum e esse contencioso deve ser tratado através da argumentação e do diálogo, reavaliando o peso das tradições quando estas ferem os DH.

Os DH possuem um peso diferencial quando abordados por classes sociais diferentes e povos em graus distintos de desenvolvimento

Igualdade, liberdade, hierarquia. 

A igualdade ao extremo pode gerar tirania ou ser realizada por meios tirânicos, ser livre ao extremo pode gerar desigualdades extremas e ruptura do pacto. Sem a hierarquia funcional, a burocracia do Estado e da sociedade não podem atender a sociedade e suas demandas. Trata se de uma dinâmica dialética.

Ser de direita – liberal ou conservador – não significa defender os satisfeitos e os privilegiados da sociedade. Ser de direita significa valorizar aquilo que de positivo existe nas instituições políticas e sociais do país, como as liberdades individuais e os direitos civis e políticos, buscando alterar o quadro de injustiça social sem comprometer esses princípios e acreditando mais nos indivíduos e no mercado do que no poder do Estado de promover o bem-estar. Ser de esquerda, por outro lado, significa querer mudar o perfil social do país por meio de uma intervenção maior do Estado na economia, entendendo haver uma injustiça intrínseca no funcionamento do mercado.


Sociedade liberal democratica, pluralista



Everton Jobim




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Relativismo cognitivo e axiologico

Tipos de relativismo
com um eixo de referencias ou sem um eixo

Relativismo antropológico 
Boas, culturalismo americano

Immanuel Kant
Metafisica dos Costumes
Critica da Razão Pratica



I Berlim
Liberdade positiva e negativa
Pluralismo valoral

H Kelsen
Relativismo

Politeismo axiologico , Weber

Consenso sotoposto, Rawls


Nietzsche
Ortega y Gasset
Perspectivismo

http://artigosdeevertonjobim.blogspot.com/








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Neoliberalismo e social-liberalismo, o debate sobre os fundamentos do pensamento liberal, através da filosofia política de José Guilherme Merquior
Jobim, Everton N.
Rio de Janeiro; s.n; 2006. 91 p.
Tese em Português | BVSPS, FIOCRUZ | ID: bps-191

A presente dissertação investiga a constituição histórica do pensamento liberal através das reflexões do diplomata e cientista político, José Guilherme Merquior. O trabalho expõe as principais linhas de desenvolvimento do liberalismo, seus pensadores mais influentes, concentrando atenção no debate interno ao pensamento liberal. Aquele debate que se estabelece entre o liberalismo clássico e o social-liberalismo, tendo como contexto geral o advento da moderna sociedade democrática e industrial; e, posteriormente, entre o neoliberalismo de Von Mises, Hayek e Friedman, e o social- liberalismo, sob a influência do keynesianismo. Ao mesmo tempo, reflete também sobre a relação do liberalismo com as correntes não-liberais no campo do conservadorismo e no âmbito do pensamento socialista. Pensar, enfim, a relação entre o liberalismo, a democracia e a problemática social, através do pensamento político de Merquior, é o propósito geral deste trabalho.(AU)
Assuntos
Política Ética Problemas Sociais Democracia Brasil
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157 Sobre o liberalismo de Merquior, consultar a pesquisa de mestrado: Everton Jobim, Neoliberalismo e Social-Liberalismo: O Debate sobre os ..


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