Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :
Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.
Jobim articulando o erudito e o popular.
Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.
A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais. O projeto de Brasil do futuro.
Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.
A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22. O nacionalismo.
O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.
A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.
O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.
O existencialismo e a música brasileira.
Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.
Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.
A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes. Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.
Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.
Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual
Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa.
Monismo. Misticismo. Mito.
João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.
Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.
O Choro e sua matriz
Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".
Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.
Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.
Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.
A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição, sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo
A Bossa Nova não é uma fase superada.
A Bossa Nova não é um ramo da MPB.
A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam.
A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.
A MPB é filha da Bossa Nova.
Poesia musicada
M Badeira
Vinicius de Moraes
Música falada
Noel Rosa
Vinicius poesia e colegas
Espiritual
Carnal
Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa.
Tom repete e reduz ou sobe um tom.
Não repete a SM e na harmonia repete.
Arranjo recria adapta
Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de
Noel
Vinicius.
Música declamada.
Tensão em Jobim
Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo
Valsa sentimental
J Gilberto
Síntese do cantor e violão
Orquestra no violão
Bloco de acordes
Escola F Tarrega
Gago violão
Sopro Kolreuter e Radamés
Samba sincopado
Tempo fraco se prolonga.
Se prolonga ao forte.
Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada.
Derivações
Sambalanco e afro-samba.
Música política.
Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação
A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz
Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim
Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino.
Kenton
Evans
Tomhill
Ridle
Ogerman
Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier
R Gnatalli
Kolreuter
Guerra Peixe
Simonetti
Panicalli
Moacir
Carioca
Peracchi
Lindolfo Maia
José Gaya
Jazz modal
Cool jazz
Bebop
R&B Dixon Albare
Romantico
Impressionista
Simbolista
Existencialismo
Modernista
Maxixe
Habanera
Tango
Choro
Samba Choro
Samba
Samba Canção
Bolero
Mambo
Partido Alto
Jongo
Polca
Mazurca
Scotish
Valsa
Balada
Blues
Jazz
Gospel
Folk
O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais
La Barca
Que será
Puerta
Besame
Dois pra lá dois para ca
Guarania
Xote
Seresta
Bolero
Religião
R Dominicana
Argentina regional
Forró
Country
Erudito perfeito sem fronteira
Repete SM ou não valor melódico
Ogerman
Urubu
Terra Brasilis
Sinatra
Riddle
G Peixe
Gnatalli
Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente.
Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos anos 50 já cantavam com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.
Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.
Sambalanço
Samba Jazz
Carlos Lyra
Durval Ferreira
Ed Lincoln
Orlandivo
Regina Werneck
Sérgio Mendes
M Einhorn
Durval
Lyra
Menescal
Gilberto
Banana
Tamborim
O Silva
N Gonçalves
Sambalanco
Djalma Ferreira
Dóris Monteiro
Waldir Calmon
Miltinho
Exaltação
A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.
A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.
Divisão da música intervalos iguais compasso andamento
Sincopado
Dissonante
A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.
Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.
Tom e Villa Lobos comparação.
Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.
Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz.
João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).
Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.
A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana.
Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Erosão
Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo
Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.
Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.
Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha vida.
Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
França
Tristezas
, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da
trova
da
guaracha
da
habanera
do danzon
uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular. O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.
Samuel Araújo bolero 500.
Sambolero e sambalada.
Bossa Nova
A batida já havia.
O samba sincopado já existia.
Os acordes dissonantes já existiam.
O intimismo do canto já havia.
O Jazz já havia.
A melodia, harmonia e letra sofreram inovação com Jobim.
A erudição inovação com Jobim.
Piano e violão grandes nomes
Tom também fazia arranjos para
Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves
Dalva
Vicente
Elizeth
Hianto
Silvinha
V Sa
Menescal
“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.
Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands
BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.
Batida
Compasso
Tempo f f
Métrica 2 ou 3
O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)
Melodia harmonia
Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.
Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada
Balada e bolero
O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N P Santos.
Harmonia e melodia de Tom
Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :
Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.
Jobim articulando o erudito e o popular.
Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.
A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais. O projeto de Brasil do futuro.
Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.
A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22. O nacionalismo.
O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.
A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.
O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.
O existencialismo e a música brasileira.
Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.
Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.
A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes. Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.
Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.
Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual
Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa.
Monismo. Misticismo. Mito.
João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.
Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.
O Choro e sua matriz
Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".
Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.
Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.
Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.
A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição, sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo
A Bossa Nova não é uma fase superada.
A Bossa Nova não é um ramo da MPB.
A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam.
A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.
A MPB é filha da Bossa Nova.
Poesia musicada
M Badeira
Vinicius de Moraes
Música falada
Noel Rosa
Vinicius poesia e colegas
Espiritual
Carnal
Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa.
Tom repete e reduz ou sobe um tom.
Não repete a SM e na harmonia repete.
Arranjo recria adapta
Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de
Noel
Vinicius.
Música declamada.
Tensão em Jobim
Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo
Valsa sentimental
J Gilberto
Síntese do cantor e violão
Orquestra no violão
Bloco de acordes
Escola F Tarrega
Gago violão
Sopro Kolreuter e Radamés
Samba sincopado
Tempo fraco se prolonga.
Se prolonga ao forte.
Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada.
Derivações
Sambalanco e afro-samba.
Música política.
Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação
A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz
Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim
Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino.
Kenton
Evans
Tomhill
Ridle
Ogerman
Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier
R Gnatalli
Kolreuter
Guerra Peixe
Simonetti
Panicalli
Moacir
Carioca
Peracchi
Lindolfo Maia
José Gaya
Jazz modal
Cool jazz
Bebop
R&B Dixon Albare
Romantico
Impressionista
Simbolista
Existencialismo
Modernista
Maxixe
Habanera
Tango
Choro
Samba Choro
Samba
Samba Canção
Bolero
Mambo
Partido Alto
Jongo
Polca
Mazurca
Scotish
Valsa
Balada
Blues
Jazz
Gospel
Folk
O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais
La Barca
Que será
Puerta
Besame
Dois pra lá dois para ca
Guarania
Xote
Seresta
Bolero
Religião
R Dominicana
Argentina regional
Forró
Country
Erudito perfeito sem fronteira
Repete SM ou não valor melódico
Ogerman
Urubu
Terra Brasilis
Sinatra
Riddle
G Peixe
Gnatalli
Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente.
Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos anos 50 já cantavam com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.
Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.
Sambalanço
Samba Jazz
Carlos Lyra
Durval Ferreira
Ed Lincoln
Orlandivo
Regina Werneck
Sérgio Mendes
M Einhorn
Durval
Lyra
Menescal
Gilberto
Banana
Tamborim
O Silva
N Gonçalves
Sambalanco
Djalma Ferreira
Dóris Monteiro
Waldir Calmon
Miltinho
Exaltação
A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.
A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.
Divisão da música intervalos iguais compasso andamento
Sincopado
Dissonante
A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.
Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.
Tom e Villa Lobos comparação.
Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.
Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz.
João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).
Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.
A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana.
Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Erosão
Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo
Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.
Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.
Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha vida.
Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
França
Tristezas
, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da
trova
da
guaracha
da
habanera
do danzon
uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular. O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.
Samuel Araújo bolero 500.
Sambolero e sambalada.
Bossa Nova
A batida já havia.
O samba sincopado já existia.
Os acordes dissonantes já existiam.
O intimismo do canto já havia.
O Jazz já havia.
A melodia, harmonia e letra sofreram inovação com Jobim.
A erudição inovação com Jobim.
Piano e violão grandes nomes
Tom também fazia arranjos para
Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves
Dalva
Vicente
Elizeth
Hianto
Silvinha
V Sa
Menescal
“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.
Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands
BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.
Batida
Compasso
Tempo f f
Métrica 2 ou 3
O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)
Melodia harmonia
Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.
Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada
Balada e bolero
O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N P Santos.
Harmonia e melodia de Tom
Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :
Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.
Jobim articulando o erudito e o popular.
Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.
A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais. O projeto de Brasil do futuro.
Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.
A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22. O nacionalismo.
O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.
A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.
O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.
O existencialismo e a música brasileira.
Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.
Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.
A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes. Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.
Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.
Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual
Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa.
Monismo. Misticismo. Mito.
João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.
Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.
O Choro e sua matriz
Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".
Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.
Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.
Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.
A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição, sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo
A Bossa Nova não é uma fase superada.
A Bossa Nova não é um ramo da MPB.
A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam.
A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.
A MPB é filha da Bossa Nova.
Poesia musicada
M Badeira
Vinicius de Moraes
Música falada
Noel Rosa
Vinicius poesia e colegas
Espiritual
Carnal
Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa.
Tom repete e reduz ou sobe um tom.
Não repete a SM e na harmonia repete.
Arranjo recria adapta
Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de
Noel
Vinicius.
Música declamada.
Tensão em Jobim
Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo
Valsa sentimental
J Gilberto
Síntese do cantor e violão
Orquestra no violão
Bloco de acordes
Escola F Tarrega
Gago violão
Sopro Kolreuter e Radamés
Samba sincopado
Tempo fraco se prolonga.
Se prolonga ao forte.
Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada.
Derivações
Sambalanco e afro-samba.
Música política.
Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação
A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz
Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim
Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino.
Kenton
Evans
Tomhill
Ridle
Ogerman
Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier
R Gnatalli
Kolreuter
Guerra Peixe
Simonetti
Panicalli
Moacir
Carioca
Peracchi
Lindolfo Maia
José Gaya
Jazz modal
Cool jazz
Bebop
R&B Dixon Albare
Romantico
Impressionista
Simbolista
Existencialismo
Modernista
Maxixe
Habanera
Tango
Choro
Samba Choro
Samba
Samba Canção
Bolero
Mambo
Partido Alto
Jongo
Polca
Mazurca
Scotish
Valsa
Balada
Blues
Jazz
Gospel
Folk
O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais
La Barca
Que será
Puerta
Besame
Dois pra lá dois para ca
Guarania
Xote
Seresta
Bolero
Religião
R Dominicana
Argentina regional
Forró
Country
Erudito perfeito sem fronteira
Repete SM ou não valor melódico
Ogerman
Urubu
Terra Brasilis
Sinatra
Riddle
G Peixe
Gnatalli
Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente.
Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos anos 50 já cantavam com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.
Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.
Sambalanço
Samba Jazz
Carlos Lyra
Durval Ferreira
Ed Lincoln
Orlandivo
Regina Werneck
Sérgio Mendes
M Einhorn
Durval
Lyra
Menescal
Gilberto
Banana
Tamborim
O Silva
N Gonçalves
Sambalanco
Djalma Ferreira
Dóris Monteiro
Waldir Calmon
Miltinho
Exaltação
A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.
A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.
Divisão da música intervalos iguais compasso andamento
Sincopado
Dissonante
A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.
Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.
Tom e Villa Lobos comparação.
Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.
Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz.
João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).
Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.
A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana.
Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Erosão
Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo
Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.
Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.
Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha vida.
Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
França
Tristezas
, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da
trova
da
guaracha
da
habanera
do danzon
uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular. O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.
Samuel Araújo bolero 500.
Sambolero e sambalada.
Bossa Nova
A batida já havia.
O samba sincopado já existia.
Os acordes dissonantes já existiam.
O intimismo do canto já havia.
O Jazz já havia.
A melodia, harmonia e letra sofreram inovação com Jobim.
A erudição inovação com Jobim.
Piano e violão grandes nomes
Tom também fazia arranjos para
Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves
Dalva
Vicente
Elizeth
Hianto
Silvinha
V Sa
Menescal
“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.
Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands
BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.
Batida
Compasso
Tempo f f
Métrica 2 ou 3
O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)
Melodia harmonia
Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.
Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada
Balada e bolero
O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N P Santos.
Harmonia e melodia de Tom
Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :
Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.
Jobim articulando o erudito e o popular.
Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.
A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais. O projeto de Brasil do futuro.
Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.
A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22. O nacionalismo.
O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.
A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.
O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.
O existencialismo e a música brasileira.
Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.
Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.
A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes. Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.
Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.
Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual
Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa.
Monismo. Misticismo. Mito.
João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.
Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.
O Choro e sua matriz
Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".
Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.
Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.
Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.
A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição, sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo
A Bossa Nova não é uma fase superada.
A Bossa Nova não é um ramo da MPB.
A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam.
A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.
A MPB é filha da Bossa Nova.
Poesia musicada
M Badeira
Vinicius de Moraes
Música falada
Noel Rosa
Vinicius poesia e colegas
Espiritual
Carnal
Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa.
Tom repete e reduz ou sobe um tom.
Não repete a SM e na harmonia repete.
Arranjo recria adapta
Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de
Noel
Vinicius.
Música declamada.
Tensão em Jobim
Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo
Valsa sentimental
J Gilberto
Síntese do cantor e violão
Orquestra no violão
Bloco de acordes
Escola F Tarrega
Gago violão
Sopro Kolreuter e Radamés
Samba sincopado
Tempo fraco se prolonga.
Se prolonga ao forte.
Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada.
Derivações
Sambalanco e afro-samba.
Música política.
Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação
A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz
Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim
Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino.
Kenton
Evans
Tomhill
Ridle
Ogerman
Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier
R Gnatalli
Kolreuter
Guerra Peixe
Simonetti
Panicalli
Moacir
Carioca
Peracchi
Lindolfo Maia
José Gaya
Jazz modal
Cool jazz
Bebop
R&B Dixon Albare
Romantico
Impressionista
Simbolista
Existencialismo
Modernista
Maxixe
Habanera
Tango
Choro
Samba Choro
Samba
Samba Canção
Bolero
Mambo
Partido Alto
Jongo
Polca
Mazurca
Scotish
Valsa
Balada
Blues
Jazz
Gospel
Folk
O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais
La Barca
Que será
Puerta
Besame
Dois pra lá dois para ca
Guarania
Xote
Seresta
Bolero
Religião
R Dominicana
Argentina regional
Forró
Country
Erudito perfeito sem fronteira
Repete SM ou não valor melódico
Ogerman
Urubu
Terra Brasilis
Sinatra
Riddle
G Peixe
Gnatalli
Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente.
Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos anos 50 já cantavam com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.
Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.
Sambalanço
Samba Jazz
Carlos Lyra
Durval Ferreira
Ed Lincoln
Orlandivo
Regina Werneck
Sérgio Mendes
M Einhorn
Durval
Lyra
Menescal
Gilberto
Banana
Tamborim
O Silva
N Gonçalves
Sambalanco
Djalma Ferreira
Dóris Monteiro
Waldir Calmon
Miltinho
Exaltação
A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.
A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.
Divisão da música intervalos iguais compasso andamento
Sincopado
Dissonante
A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.
Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.
Tom e Villa Lobos comparação.
Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.
Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz.
João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).
Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.
A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana.
Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Erosão
Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo
Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.
Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.
Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha vida.
Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
França
Tristezas
, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da
trova
da
guaracha
da
habanera
do danzon
uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular. O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.
Samuel Araújo bolero 500.
Sambolero e sambalada.
Bossa Nova
A batida já havia.
O samba sincopado já existia.
Os acordes dissonantes já existiam.
O intimismo do canto já havia.
O Jazz já havia.
A melodia, harmonia e letra sofreram inovação com Jobim.
A erudição inovação com Jobim.
Piano e violão grandes nomes
Tom também fazia arranjos para
Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves
Dalva
Vicente
Elizeth
Hianto
Silvinha
V Sa
Menescal
“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.
Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands
BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.
Batida
Compasso
Tempo f f
Métrica 2 ou 3
O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)
Melodia harmonia
Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.
Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada
Balada e bolero
O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N P Santos.
Harmonia e melodia de Tom
Samba de Roda
Samba
Samba canção
Samba Partido Alto
Pagode
Exaltação Sambalanco
Afro
Protesto
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