Samba de Roda 

Samba

Samba canção

Samba Partido Alto

Pagode 

Exaltação Sambalanco 

Afro 

Protesto


Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. 


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 


A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 


O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".


Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 


Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo 


A Bossa Nova não é uma fase superada.

A Bossa Nova não é um ramo da MPB.

A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam. 

A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.

A MPB é filha da Bossa Nova.


Poesia musicada 

M Badeira


Vinicius de Moraes 

Música falada 

Noel Rosa 

Vinicius poesia e colegas 

Espiritual 

Carnal


Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa. 

Tom repete e reduz ou sobe um tom. 

Não repete a SM e na harmonia repete. 

Arranjo recria adapta


Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de 

Noel

Vinicius.  

Música declamada. 


Tensão em Jobim

Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo 

Valsa sentimental


J Gilberto 

Síntese do cantor e violão 

Orquestra no violão

Bloco de acordes

Escola F Tarrega

Gago violão 


Sopro Kolreuter e Radamés 


Samba sincopado 

Tempo fraco se prolonga.

Se prolonga ao forte. 


Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada. 


Derivações 

Sambalanco e afro-samba. 

Música política.


Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação


 A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz


Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim


Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino. 


Kenton 

Evans 

Tomhill

Ridle

Ogerman 


Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier


R Gnatalli 

Kolreuter

Guerra Peixe 

Simonetti 

Panicalli

Moacir 

Carioca 

Peracchi

Lindolfo Maia 

José Gaya


Jazz modal

Cool jazz 

Bebop

R&B Dixon Albare


Romantico

Impressionista

Simbolista

Existencialismo 

Modernista


Maxixe 

Habanera 

Tango 

Choro 

Samba Choro 

Samba 

Samba Canção 

Bolero 

Mambo

Partido Alto

Jongo 

Polca 

Mazurca 

Scotish 

Valsa 

Balada


Blues

Jazz 

Gospel 

Folk


O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais

La Barca 

Que será 

Puerta

Besame 

Dois pra lá dois para ca


Guarania

Xote

Seresta 

Bolero 

Religião 

R Dominicana 

Argentina regional 

Forró 

Country


Erudito perfeito sem fronteira 

Repete SM ou não valor melódico 


Ogerman 

Urubu 

Terra Brasilis 

Sinatra 

Riddle

G Peixe 

Gnatalli


Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente. 


Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.


Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.


Sambalanço 

Samba Jazz

Carlos Lyra 

Durval Ferreira 

Ed Lincoln 

Orlandivo

Regina Werneck

Sérgio Mendes

M Einhorn


Durval 

Lyra

Menescal 

Gilberto 

Banana 

Tamborim 


O Silva 

N Gonçalves


Sambalanco 

Djalma Ferreira 

Dóris Monteiro 

Waldir Calmon

Miltinho 

Exaltação 


A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.


Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.


A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4. 


Divisão da música intervalos iguais compasso andamento


Sincopado

Dissonante


A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.


Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.


Tom e Villa Lobos comparação.


Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.     


Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz. 


João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).


Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.


A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana. 


Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim

Erosão


Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo


Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.    


Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.


Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.

Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

França 

Tristezas

, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da

trova

da

 guaracha

 da

habanera

 do danzon

 uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.


Samuel Araújo bolero 500.


Sambolero e sambalada.


Bossa Nova 

A batida já havia. 

O samba sincopado já existia.

Os acordes dissonantes já existiam. 

O intimismo do canto já havia.

O Jazz já havia. 

A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.

A erudição inovação com Jobim.


Piano e violão grandes nomes 


Tom também fazia arranjos para 

Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves

Dalva 

Vicente 

Elizeth 

Hianto 


Silvinha 

V Sa 

Menescal 


“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.   

Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands

BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.


Batida 

Compasso 

Tempo f f

Métrica 2 ou 3


O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)

Melodia harmonia


Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.


Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada


Balada e  bolero


O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.


Harmonia e melodia de Tom



Samba de Roda 


Samba


Samba canção


Samba Partido Alto


Pagode 


Exaltação Sambalanco 


Afro 


Protesto








Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. 


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 


A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 


O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".


Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 


Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo 


A Bossa Nova não é uma fase superada.

A Bossa Nova não é um ramo da MPB.

A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam. 

A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.

A MPB é filha da Bossa Nova.


Poesia musicada 

M Badeira


Vinicius de Moraes 

Música falada 

Noel Rosa 

Vinicius poesia e colegas 

Espiritual 

Carnal


Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa. 

Tom repete e reduz ou sobe um tom. 

Não repete a SM e na harmonia repete. 

Arranjo recria adapta


Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de 

Noel

Vinicius.  

Música declamada. 


Tensão em Jobim

Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo 

Valsa sentimental


J Gilberto 

Síntese do cantor e violão 

Orquestra no violão

Bloco de acordes

Escola F Tarrega

Gago violão 


Sopro Kolreuter e Radamés 


Samba sincopado 

Tempo fraco se prolonga.

Se prolonga ao forte. 


Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada. 


Derivações 

Sambalanco e afro-samba. 

Música política.


Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação


 A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz


Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim


Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino. 


Kenton 

Evans 

Tomhill

Ridle

Ogerman 


Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier


R Gnatalli 

Kolreuter

Guerra Peixe 

Simonetti 

Panicalli

Moacir 

Carioca 

Peracchi

Lindolfo Maia 

José Gaya


Jazz modal

Cool jazz 

Bebop

R&B Dixon Albare


Romantico

Impressionista

Simbolista

Existencialismo 

Modernista


Maxixe 

Habanera 

Tango 

Choro 

Samba Choro 

Samba 

Samba Canção 

Bolero 

Mambo

Partido Alto

Jongo 

Polca 

Mazurca 

Scotish 

Valsa 

Balada


Blues

Jazz 

Gospel 

Folk


O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais

La Barca 

Que será 

Puerta

Besame 

Dois pra lá dois para ca


Guarania

Xote

Seresta 

Bolero 

Religião 

R Dominicana 

Argentina regional 

Forró 

Country


Erudito perfeito sem fronteira 

Repete SM ou não valor melódico 


Ogerman 

Urubu 

Terra Brasilis 

Sinatra 

Riddle

G Peixe 

Gnatalli


Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente. 


Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.


Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.


Sambalanço 

Samba Jazz

Carlos Lyra 

Durval Ferreira 

Ed Lincoln 

Orlandivo

Regina Werneck

Sérgio Mendes

M Einhorn


Durval 

Lyra

Menescal 

Gilberto 

Banana 

Tamborim 


O Silva 

N Gonçalves


Sambalanco 

Djalma Ferreira 

Dóris Monteiro 

Waldir Calmon

Miltinho 

Exaltação 


A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.


Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.


A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4. 


Divisão da música intervalos iguais compasso andamento


Sincopado

Dissonante


A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.


Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.


Tom e Villa Lobos comparação.


Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.     


Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz. 


João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).


Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.


A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana. 


Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim

Erosão


Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo


Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.    


Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.


Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.

Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

França 

Tristezas

, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da

trova

da

 guaracha

 da

habanera

 do danzon

 uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.


Samuel Araújo bolero 500.


Sambolero e sambalada.


Bossa Nova 

A batida já havia. 

O samba sincopado já existia.

Os acordes dissonantes já existiam. 

O intimismo do canto já havia.

O Jazz já havia. 

A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.

A erudição inovação com Jobim.


Piano e violão grandes nomes 


Tom também fazia arranjos para 

Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves

Dalva 

Vicente 

Elizeth 

Hianto 


Silvinha 

V Sa 

Menescal 


“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.   

Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands

BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.


Batida 

Compasso 

Tempo f f

Métrica 2 ou 3


O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)

Melodia harmonia


Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.


Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada


Balada e  bolero


O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.


Harmonia e melodia de Tom



Samba de Roda 


Samba


Samba canção


Samba Partido Alto


Pagode 


Exaltação Sambalanco 


Afro 


Protesto





Samba de Roda 

Samba

Samba canção

Samba Partido Alto

Pagode 

Exaltação Sambalanco 

Afro 

Protesto


Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. 


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 


A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 


O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".


Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 


Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo 


A Bossa Nova não é uma fase superada.

A Bossa Nova não é um ramo da MPB.

A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam. 

A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.

A MPB é filha da Bossa Nova.


Poesia musicada 

M Badeira


Vinicius de Moraes 

Música falada 

Noel Rosa 

Vinicius poesia e colegas 

Espiritual 

Carnal


Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa. 

Tom repete e reduz ou sobe um tom. 

Não repete a SM e na harmonia repete. 

Arranjo recria adapta


Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de 

Noel

Vinicius.  

Música declamada. 


Tensão em Jobim

Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo 

Valsa sentimental


J Gilberto 

Síntese do cantor e violão 

Orquestra no violão

Bloco de acordes

Escola F Tarrega

Gago violão 


Sopro Kolreuter e Radamés 


Samba sincopado 

Tempo fraco se prolonga.

Se prolonga ao forte. 


Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada. 


Derivações 

Sambalanco e afro-samba. 

Música política.


Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação


 A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz


Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim


Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino. 


Kenton 

Evans 

Tomhill

Ridle

Ogerman 


Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier


R Gnatalli 

Kolreuter

Guerra Peixe 

Simonetti 

Panicalli

Moacir 

Carioca 

Peracchi

Lindolfo Maia 

José Gaya


Jazz modal

Cool jazz 

Bebop

R&B Dixon Albare


Romantico

Impressionista

Simbolista

Existencialismo 

Modernista


Maxixe 

Habanera 

Tango 

Choro 

Samba Choro 

Samba 

Samba Canção 

Bolero 

Mambo

Partido Alto

Jongo 

Polca 

Mazurca 

Scotish 

Valsa 

Balada


Blues

Jazz 

Gospel 

Folk


O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais

La Barca 

Que será 

Puerta

Besame 

Dois pra lá dois para ca


Guarania

Xote

Seresta 

Bolero 

Religião 

R Dominicana 

Argentina regional 

Forró 

Country


Erudito perfeito sem fronteira 

Repete SM ou não valor melódico 


Ogerman 

Urubu 

Terra Brasilis 

Sinatra 

Riddle

G Peixe 

Gnatalli


Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente. 


Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.


Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.


Sambalanço 

Samba Jazz

Carlos Lyra 

Durval Ferreira 

Ed Lincoln 

Orlandivo

Regina Werneck

Sérgio Mendes

M Einhorn


Durval 

Lyra

Menescal 

Gilberto 

Banana 

Tamborim 


O Silva 

N Gonçalves


Sambalanco 

Djalma Ferreira 

Dóris Monteiro 

Waldir Calmon

Miltinho 

Exaltação 


A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.


Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.


A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4. 


Divisão da música intervalos iguais compasso andamento


Sincopado

Dissonante


A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.


Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.


Tom e Villa Lobos comparação.


Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.     


Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz. 


João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).


Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.


A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana. 


Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim

Erosão


Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo


Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.    


Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.


Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.

Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

França 

Tristezas

, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da

trova

da

 guaracha

 da

habanera

 do danzon

 uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.


Samuel Araújo bolero 500.


Sambolero e sambalada.


Bossa Nova 

A batida já havia. 

O samba sincopado já existia.

Os acordes dissonantes já existiam. 

O intimismo do canto já havia.

O Jazz já havia. 

A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.

A erudição inovação com Jobim.


Piano e violão grandes nomes 


Tom também fazia arranjos para 

Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves

Dalva 

Vicente 

Elizeth 

Hianto 


Silvinha 

V Sa 

Menescal 


“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.   

Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands

BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.


Batida 

Compasso 

Tempo f f

Métrica 2 ou 3


O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)

Melodia harmonia


Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.


Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada


Balada e  bolero


O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.


Harmonia e melodia de Tom



Samba de Roda 


Samba


Samba canção


Samba Partido Alto


Pagode 


Exaltação Sambalanco 


Afro 


Protesto








Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. 


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 


A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 


O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".


Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 


Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo 


A Bossa Nova não é uma fase superada.

A Bossa Nova não é um ramo da MPB.

A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam. 

A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.

A MPB é filha da Bossa Nova.


Poesia musicada 

M Badeira


Vinicius de Moraes 

Música falada 

Noel Rosa 

Vinicius poesia e colegas 

Espiritual 

Carnal


Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa. 

Tom repete e reduz ou sobe um tom. 

Não repete a SM e na harmonia repete. 

Arranjo recria adapta


Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de 

Noel

Vinicius.  

Música declamada. 


Tensão em Jobim

Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo 

Valsa sentimental


J Gilberto 

Síntese do cantor e violão 

Orquestra no violão

Bloco de acordes

Escola F Tarrega

Gago violão 


Sopro Kolreuter e Radamés 


Samba sincopado 

Tempo fraco se prolonga.

Se prolonga ao forte. 


Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada. 


Derivações 

Sambalanco e afro-samba. 

Música política.


Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação


 A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz


Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim


Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino. 


Kenton 

Evans 

Tomhill

Ridle

Ogerman 


Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier


R Gnatalli 

Kolreuter

Guerra Peixe 

Simonetti 

Panicalli

Moacir 

Carioca 

Peracchi

Lindolfo Maia 

José Gaya


Jazz modal

Cool jazz 

Bebop

R&B Dixon Albare


Romantico

Impressionista

Simbolista

Existencialismo 

Modernista


Maxixe 

Habanera 

Tango 

Choro 

Samba Choro 

Samba 

Samba Canção 

Bolero 

Mambo

Partido Alto

Jongo 

Polca 

Mazurca 

Scotish 

Valsa 

Balada


Blues

Jazz 

Gospel 

Folk


O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais

La Barca 

Que será 

Puerta

Besame 

Dois pra lá dois para ca


Guarania

Xote

Seresta 

Bolero 

Religião 

R Dominicana 

Argentina regional 

Forró 

Country


Erudito perfeito sem fronteira 

Repete SM ou não valor melódico 


Ogerman 

Urubu 

Terra Brasilis 

Sinatra 

Riddle

G Peixe 

Gnatalli


Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente. 


Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.


Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.


Sambalanço 

Samba Jazz

Carlos Lyra 

Durval Ferreira 

Ed Lincoln 

Orlandivo

Regina Werneck

Sérgio Mendes

M Einhorn


Durval 

Lyra

Menescal 

Gilberto 

Banana 

Tamborim 


O Silva 

N Gonçalves


Sambalanco 

Djalma Ferreira 

Dóris Monteiro 

Waldir Calmon

Miltinho 

Exaltação 


A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.


Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.


A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4. 


Divisão da música intervalos iguais compasso andamento


Sincopado

Dissonante


A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.


Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.


Tom e Villa Lobos comparação.


Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.     


Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz. 


João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).


Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.


A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana. 


Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim

Erosão


Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo


Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.    


Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.


Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.

Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

França 

Tristezas

, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da

trova

da

 guaracha

 da

habanera

 do danzon

 uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.


Samuel Araújo bolero 500.


Sambolero e sambalada.


Bossa Nova 

A batida já havia. 

O samba sincopado já existia.

Os acordes dissonantes já existiam. 

O intimismo do canto já havia.

O Jazz já havia. 

A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.

A erudição inovação com Jobim.


Piano e violão grandes nomes 


Tom também fazia arranjos para 

Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves

Dalva 

Vicente 

Elizeth 

Hianto 


Silvinha 

V Sa 

Menescal 


“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.   

Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands

BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.


Batida 

Compasso 

Tempo f f

Métrica 2 ou 3


O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)

Melodia harmonia


Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.


Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada


Balada e  bolero


O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.


Harmonia e melodia de Tom



Samba de Roda 


Samba


Samba canção


Samba Partido Alto


Pagode 


Exaltação Sambalanco 


Afro 


Protesto






















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