1948, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Conciliar o Direitos Humanos, a Carta da ONU e o pluralismo ou a diversidade cultural, relativismo sacralizado.


Como conciliar ?

Tradições sagradas e uma Ética comum quando as respectivas culturas nacionais possuem princípios que colidem com os direitos do homem ?


Via diálogo.

Via persuasão argumentação.
Via hierarquia de princípios.
Rever a tradição.
Via hermenêutica. Interação simbólica
Tradições se transformam.
O mito do passado imutável

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Segundo o filósofo Ñorberto Bobbio : os direitos humanos eram originalmente diretos naturais, segundo o jusnaturalismo escolástico, tornaram-se direito positivo com a Revolução Gloriosa na Inglaterra, a Revolução Francesa e a Revolução Americana, para, finalmente, tornarem se direitos positivos universais com a criação da ONU.


Hoje, o nacionalismo intolerante, o terrorismo, as guerras religiosas, as imigrações descontroladas estão pondo o respeito dos povos  aos Direitos do Homem em xeque.


A
Declaração Universal dos Direitos Humanos é a base de várias constituições nacionais por todo o mundo. O filosofo alemão Habermas afirma que fora desse grande marco civilizatório não há regime politico legitimo.

Raymond Aron entende que os direitos humanos são valorizados com pesos diferentes por grupos sociais e nacionais em cada contexto.

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Descolonização
Guerra Fria
Não alinhados 
ONU / DH
OEA

Conferência de Bandung foi uma reunião de 29 países asiáticos e africanos em Bandung(Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era a divisão dicotomica do mundo

O Conflito Norte Sul

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Sociologia juridica, antropologia filosofica
sociologia das religioes

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Toda filosofia possui uma antropologia mais ou menos implícita e mais ou menos desenvolvida.

Toda teoria política e social também. Pressupostos axiomáticos. 


As religiões também fundamentam uma dada antropologia ainda que de origem transcendental.    O homem em sociedade e as diversas sociedades e culturas humanas.


A leitura religiosa da sociedade , filosofia tomista,  e a leitura sociológica das religiões segundo Malinowski, Durkheim, Weber.



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Escola que promove o livre debate


As ciências sociais são pluralistas

admitem varias teorias simultaneamente

No tempo do macartismo era outra questão. Os professores ligados ao PC eram investigados por possível ajuda a URSS. Os traidores da pátria. Não tem nada a ver com limite a doutrinação de alunos. Ninguém hoje está dizendo que a pessoa vai ser presa ou impedida de ter a sua opinião. Só queremos que não intimide, não doutrine, não use seu poder para impor a sua opinião. As ciências sociais são pluralistas admitem várias teorias. E todas devem ser apresentadas. O aluno vai acolher a que livremente considerar a mais correta . Criticamente. 

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História do socialismo real

1) Regime que defende a propriedade publica de todos os meios de produção alegando que essa modalidade garante equidade na repartição fiscal da renda. 2) Uma burocracia colossal é requerida para planejar a produção econômica de um pais. Gravando custos e ineficiência. Na URSS tudo era ruim é escasso. Até caneta o Estado fazia . Além da corrupção envolvida. 3) Uma elite privilegiada sempre se forma . O embargo dos EUA contra Cuba não impede seu comércio c o mundo . 4) O pensamento liberal vigora nos EUA , na Europa e Japão. Ou o mais próximo disso. . nenhum regime comunista deu certo em duzentos anos. Os países mais ricos do mundo são todos capitalistas.. 150 anos  nunca deu certo. Ninguem quer trabalhar para dar seu trabalho para o Governo e jamais prospera e melhora de vida

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As tendências atuais

COMUNITARISMO

LIBERTARIANISMO
MULTICULTURALISMO
SOCIAL LIBERALISMO, DEMOCRACIA CRISTÃ
GLOBALISMO
INSTITUCIONALISMO
REALISMO
SOCIOLOGIA HISTORICA

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Multiculturalismo
Kymilica
Federação
Direito próprio

Comunitarismo
Hierarquia axiológica de uma comunidade de principios
Espessura do Véu da Ignorância
Complexo de direitos e deveres

Taylor
Sanders
McIntire
Walzer

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Humanismo cristão
Existencialismo cristão
Humanismo movimento contrário ao teocentreismo medieval
renascimento do paganismo, do cultura clássica, o homem no centro do universo, a ciência
Existencialismo uma filosofia da ausência de origem, essência, a filosofia de um ser intramundano que encontra se inicialmente existindo, lançado na existência e posteriormente reflete sobre a origem e o telos do homem e do mundo
Como conciliar tais filosofias com o cristianismo que ja porta de forma dogmática a origem e o destino do universo e o sentido da vida humana

Deus habita em nos 
no próximo 
criados imago dei
Homem amado por Deus
Remido
Sem idolatria e paganismo

Existencialismo
Encontro de sujeitos
Remetem a reflexões sobre a origem
Deus essência substancia
sentido da vida
sentido da existencia

Everton Jobim

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Teoria Democratica
Formal procedimental e a sua articulação com a democracia deliberativa
O convite a participação de todos cidadãos
Meios modernos de comunicação e o renascimento da democracia
direta

=

Estado e Direito
Jellinkc 5 status

=

Castells
Democracia, corrupção , fragmentação

=

Mafesolli
Simmel
A cultura moderna
Interação simbolica

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E Gellner
Antropólogo e filosofo
Nacionalismo
Igualdade


Autores que o influenciaram
Max Weber, Bertrand Russell, Karl Popper, Ibne Caldune, Bronislaw Malinowski, David Hume, Evans-Pritchard, Raymond Aron, Jack Goody
Influenciados   

Seguidores
José Guilherme Merquior, Alan Macfarlane, Adam Kuper, Edmund Leach, Michael Lessnoff, Joseph Agassi, Ian Jarvie, Raymond Aron, Andrey Korotayev, Mikhail Kryukov, Valery Tishkov, Michael Mann, Anthony D. Smith, John A. Hall

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J G Merquior
Diplomata e filósofo
Defesa do pensamento liberal
Critica do marxismo
Critica do neoliberalismo
Marxismo Ocidental
Tese sobre a legitimidade em Weber e Rousseau
Referência
Bobbio
Reale
Gellner
Hayek
Rosavalon

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Filosofo politico britânico Oakeshott

Temas
Politeismo axiológico
Liberdade positiva e negativa
Democracia procedimental e deliberativa
Tradição e modernidade
Razão dialógica e monológica
Razão cartesiana hegemônica e acidentes
Molduira jurídica e de valores ao mercado
Conciliação de principios
Anarquismo, minarquismo ou Estado Etico
Contratualismo e os inimigos do pacto
Igualdade formal, material de condições e igualdade fim
Esfera publica

Os limites e a organização do Estado frente ao indivíduo (Thomas Hobbes, John Locke, barão de Montesquieu, J.-J Rousseau);
as relações entre sociedade, Estado e moral (Nicolau Maquiavel, Augusto Comte, Antonio Gramsci);
as relações entre a economia e política (Karl Marx, F. Engels, Max Weber);
o "indivíduo" (Michel Foucault);
as questões sobre a liberdade (Benjamin Constant, John Stuart Mill, Isaiah Berlin, Hannah Arendt, Raymond Aron, Norberto Bobbio, Phillip Pettit, Robert Nozick);
as questões sobre justiça e Direito (Immanuel Kant, F. W. Hegel, John Rawls, Jürgen Habermas, Michael Sandel);
as questões sobre participação e deliberação (Carole Pateman, Habermas, Joshua Cohen);
a filosofia da história e a história das ideias (Eric Voegelin);
sobre a importância da tradição, da liberdade de comércio, da prudência e da cultura para a manutenção de uma sociedade politicamente e economicamente sadia (Edmund Burke, Russel Kirk, Roger Scruton).

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Ending World War II building the UN

1) December 1943, The Tehran tripartite conference, Josef Stalin / USSR, President Roosevelt / USA and PM Winston Churchill / UK.
2) Cairo Conference. 1943 , Chiang Kai Shek / China, F Roosevelt / US, PM W Churchill / UK
3) Churchill / UK , Roosevelt / US, de Gaulle / France in Casablanca, Marocco, 1943
4) Winston Churchill, Franklin Roosevelt, and Joseph Stalin at the Yalta Conference, 1945.
5) Clement Attlee / UK, Harry Truman / US and Joseph Stalin / USSR at the Potsdam Conference, 28 July – 1 August 1945
6) Chiang Kai Shek and wife with Lieutenant General Stilwell
7) The United Nations from the foundation / 25 April 26 June 1945 , San Francisco Conference, meeting of Commission III Security Council, Committee 2 / Peaceful Settlement.



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A sociedade ideal ou perfeita


Philosophers and the Ideal Society. What would make the best society? Generally, in the best possible society, all parameters would be set at the average of our individual ideals about that thing. Would we want to live in Plato's Ideal Society or Morus, Rousseau, Campanella, Bacon , Aristotles ideal society 

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Plato, Kant, Spinoza, Machiavelli, Hobbes, Hegel, Aristotle, Descartes, Rousseau, Aquinas, Montesquieu, Descartes, Locke and Newton

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Plato and Aristotle , School of Athens, Stanze of Raphael or Raphael's Rooms, Apostolic Palace, Vatican Museums, Vatican, Rome

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United Nations
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1942 .. The name "United Nations" is coined .
San Francisco Conference, from April to June 1945.
The organization was established on 24 October 1945
1952: First Security Council meeting at the United Nations Headquarters in New York. Unesco Paris. Universal Declaration of Human Rights

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The first official meeting of The Salvation Army in America took place in Philadelphia in 1879. In 1891, Salvation Army Captain Joseph McFee was distraught because so many poor individuals in San Francisco were going hungry. Salvation Army Band, 1900 . 
Albert Einstein supporting the Salvation Army ! Helping the poor all over the world

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Pensadores católicos relacionados a Jacques Maritain e ao humanismo integral

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